segunda-feira, 10 de outubro de 2016

LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO FLORES DE XIMENES



Por: Domênica Rodrigues



     Nesse final de semana aconteceu na cidade de Barreiros-PE, promovido pelo IF o lançamento do documentário: “Flores de Ximenes”, que contou com a participação das protagonistas, estudantes, professores e técnicos do IF-Barreiros e a participação especial das Mulheres de Nova Jerusalém, assentamento localizado na cidade de Maragogi em Alagoas.

O evento aconteceu em dois momentos: O primeiro no assentamento de Ximenes para a exibição e debate sobre a preparação do documentário e a história de vida delas. Nessa tarde também foi exibido o vídeo/documentário construído pelos alunos do IF-Maragogi-AL, Mulheres de Nova Jerusalém.

Esse primeiro Cine debate foi considerado pelas mulheres como um marco para a história de vida delas para dona Sônia, esse documentário levará às pessoas a mudarem seus olhares sobre a vida da mulher no campo e principalmente, vai levar o assentamento XIMENES não só para Barreiros, mas o mundo, através da imagem delas: Através desse grupo nós vamos levar muito conhecimento para os outros...Porque muitos têm leitura e nós temos o conhecimento com a terra. D. Sônia

O segundo momento foi realizado no auditório do IF – Barreiros e contou com a presença dos estudantes do curso de Agroecologia, professores e da coordenação do NEADS. Na intenção o documentário foi apresentado mais uma vez e ao final o debate foi iniciado com as mulheres e os alunos que de forma ativa contribuíram animando a discussão.

Para o coordenador do NEADS – Núcleo de Estudos em Agroecologia do IF - Barreiros, a composição desse documentário foi uma parte do que ainda esta por ser construído com a comunidade na ocasião o professor Rômulo Souza reforçou a importância do trabalho das Mulheres no contexto Rural e a pouca visibilidade que é dada para elas: Muitas vezes às pessoas conhecem, mas não pensam em valorizar as histórias de vida de vocês. Nós queremos fazer diferente,estamos em outros assentamentos e sabemos da importância desse momento para a o Instituto.
Para a professora Vivian Delfino, esse trabalho foi feito com a ajuda e sensibilidade de todas as mulheres, técnicos, estudantes, coordenadores e estagiários e estagiárias e por isso foi possível ter um resultado tão bonito em um tempo curto. Ela ainda acrescentou que sem o esforço de cada um e cada uma não conseguiríamos estar no auditório vendo as mulheres e se inspirando a partir da história de cada uma: A história das mulheres de Ximenes, não faz parte apenas da construção de um assentamento, mas,  da história de direito à terra e principalmente da participação das mulheres nessa conquista, estamos aqui num momento que é gratidão e emoção pura,para mim e para cada um e cada uma que participou dessa construção.

Fotos e texto: Equipe RENDA


Saiba mais:


http://blogdofinfa.com.br/2013/01/governo-do-estado-cria-assentamento-da.html

http://www.ifpe.edu.br/campus/barreiros/noticias/ifpe-lanca-documentario-sobre-feminismo-e-agroecologia-em-barreiros





Nenhum comentário:

Postar um comentário