quarta-feira, 12 de outubro de 2016

CURSO DE PRÁTICAS E DESENVOLVIMENTO DO CAMPO - MECA - PB


Por: Lucas Sallas - MECA

No último sábado dia 08/10 o Grupo MECA em parceria com MECA/UFCG/ACAJAMAN, realizou mais um encontro com os e as jovens do Curso de Práticas e Desenvolvimento do Campo desenvolvido pela ACAJAMAN-PB (Associação Cultural e Agrícola dos Jovens Ambientalistas) em Alagoa Nova. Módulo I - Técnicas de conservação e manutenção da ” Saúde do Solo”. Parceria com MECA/UFCG/ACAJAMAN.
Ao longo do curso foram desenvolvidas desde técnicas de manejo sustentável do solo, conservação e recuperação, com práticas de recuperação de áreas degradadas, tais como uso de cobertura morta, sistemas agroflorestais e nucleação. Passando pelo tema dos compostos fermentados, desenvolvendo práticas de confecção de biofertilizante, compostagem e micro-organismos eficientes. Até debates teóricos de formação do solo seus diversos usos, perpassando pelas políticas públicas referentes a sua conservação.
Também houve problematização referente ao tema dos transgênicos (OGM) e agrotóxico, ressaltando o risco à vida e saúde tanto do solo como humana. Todo curso foi ministrado por educandos e educandas que compõem o grupo MECA/UFPB, que utilizaram dinâmicas e metodologias da pedagogia Freiriana, visando a autonomia dos sujeitos, com intenção de gerar agentes promotores/as, vetores desses tecnologias sociais que ao longo da interação educativa foram vivenciadas.
Através da metodologia da árvore dos sonhos,todos puderam de forma participativa avaliar e deixar sua mensagem sobre a experiência vivida durante o encontro finalizamos as atividades após observar todas as frases que estavam na árvore, e a mensagem construída foi: a juventude pode ser uma força promotora da mudança, cujo o rumo, segue em busca do resgate do Biopoder camponês e da prática de uma Agricultura regenerativa.

Revisão: Domênica Rodrigues - Equipe RENDA
Foto: Lucas Sallas

Saiba mais: http://mecaufpb.blogspot.com.br/
MECA - Movimento de educação do campo e agroiecologia
ACAJAMAN-PB - Associação Cultural e Agrícola dos Jovens Ambientalistas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário