terça-feira, 25 de outubro de 2016

CURSO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLOGICA - NEVA



Técnicas e práticas para a produção agroecológica.

Por: Raul Marx



Entre os meses de agosto, setembro e outubro o curso“Técnicas e práticas para a produção agroecológica”. O curso foi promovido pelo Núcleo de Estudos e Vivências Agroecológicas (NEVA). A formação reuniu estudantes da Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes e outros simpatizantes da agroecologia  no Espaço de Vivência Agroecológica, localizado dentro do Campus São Cristóvão da UFS.
O curso aconteceu em cinco módulos, totalizando 30 horas. A metodologia contou com a apresentação e a demonstração de técnicas utilizadas em sistemas de produção agroecológico, isso inclui: a apresentação ferramentas de gestão baseadas no programa 5S; a metodologia participativa baseada no Diagnóstico Rápido Participativo (DRP); técnicas de compostagem; produção de mudas além da construção e manutenção de canteiros com o objetivo de disseminar os conhecimentos e trocar experiências. 
Para Dona Fátima o curso foi um momento muito importante: “Vou sair daqui outra pessoa, outra Fátima. Sou uma dona de casa, mas tive a oportunidade de estar nesse evento e é muito importante que esses eventos aconteçam sempre, envolvendo estudantes, profissionais, professores e comunidade” ressaltou. Segundo ela, os moradores da comunidade Rosa Elze, onde fica localizada a universidade, ainda enxergam um muro que os separam da instituição, segundo ela a universidade precisa estar mais perto da comunidade: É isso que nós precisamos, que a universidade seja parceira desse grande São Cristóvão, que é carente das políticas públicas, de educação popular e de saberes.




O evento reuniu mais de vinte participantes, além dos membros do NEVA. A ideia é, ao longo dos próximos meses, realizar mais atividades trazendo comunidade e estudantes para dentro da universidade e ampliando os caminhos para a agroecologia. 

Fotos: NEVA
Revisão: Equipe Renda


Saiba mais, visite a página do NEVA! O link está do lado esquerdo do nosso Bolg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário