sexta-feira, 21 de outubro de 2016

AGRICULTURA URBANA MARCA O PRÉ - OCUPE DE PASSARINHO



Por Emanuela Castro (Casa da Mulher do Nordeste) e Domênica Rodrigues (NEPPAG/RENDA-UFPE)

No último sábado (15), na comunidade de Passarinho, Zona Norte do Recife, ocorreu o Pré-Ocupe de Agricultura Urbana, ação ativista de preparação para o segundo ano do Ocupe Passarinho, que acontece em dezembro. Esta atividade que teve como objetivo refletir sobre os impactos das mudanças climáticas na agricultura urbana e na alimentação, foi realizada pela Casa da Mulher do Nordeste, Grupo Espaço Mulher,  ActionAid, o Núcleo de Pesquisas e Práticas em Agroecologia  (NEPPAG/UFPE) e Núcleo de Feminismo e Ruralidades (UFRPE).

Durante a manhã moradores(as) da comunidade receberam estudantes e técnicos em agroecologia para dialogar e trocar conhecimentos. Na ocasião foi realizada uma oficina de compostagem, uma roda de diálogo sobre agricultura urbana e distribuição de mudas doadas pelo assentamento Chico Mendes III.  Com visita guiada pela comunidade, as(os) participantes puderam conhecer a experiência de Dona Vilma, e sentiram de perto como a agricultura urbana modifica a vida das mulheres e o lugar onde vivem. “Antes tudo aqui era mato, hoje entendo que o mato é necessário para o meu quintal, e por isso não faço mais queimada. Planto onde tem espaço para plantar e com orientação. Com isso melhorei minha alimentação, e vocês podem ver como está lindo meu quintal”, falou. Dona Vilma é uma das 20 mulheres que participam do projeto Agricultura Urbana: Segurança Alimentar e Consumo Consciente, com o apoio do Fundo Socioambiental Casa e Fundo Socioambiental Caixa.

A ação terminou na casa de Josiane Silva que contou a história do Rio de Passarinho e sua relação com ele e seu quintal, e finalizou com o plantio da árvore nativa de mata atlântica chamada Moringa, na beira do rio. Para Ushi Silva, do NEPPAG/UFPE, o Pré-Ocupe foi um momento de Resistência. “Re-existência, solidariedade, amor, bem comum, rede, feminismo, semente, agricultura urbana, trocas, parceria e tantos outras palavras que por mais que sejam ditas expressam só um bocadinho dos nossos sentimentos. Para nós foi mais um dia de se juntar na praça de Passarinho, falar de alimentação saudável e que não queremos veneno nas nossas comidas”, completou.

Emanuela Castro
Comunicação da Casa da Mulher do Nordeste
Telefone: (81) 3426.0212 | 98186.0484

Nenhum comentário:

Postar um comentário