"Quando a gente vive a experiência a gente aprende sobre ela".
Foto: Emely |
Nos dias 17,18 e 19
de agosto Núcleos de agroecologia de todo o nordeste estiveram reunidos com o
objetivo de socializar saberes e vivências sobre sistematização de experiências,
essa atividade é resultado de uma parceria entre a RENDA e a ABA , que através
de metodologias da educação popular já tem como meta construir de forma
coletiva metodologias sobre a sistematização das experiências da rede.
Para que SISTEMATIZAR? A pergunta que não quis calar...
Foto: Felipe |
Com muita
integração, foi construído um ambiente pedagógico que acolhia a quem chegava,
chamando para "peneirar a farinha", junto. Além, de peneirar a
farinha todas e todos, construíram um espaço de exposição e resistência, foi
perceptível a emoção de cada um e cada uma que vagarosamente ia colocando uma
parte de si e de suas experiências naquele espaço nomeado de "Instalação
Pedagógica" que mais era um retrato da identidade dos NEA´s.
Todo o processo também foi escrito com o
olhar sensível de Raíssa Theberge que mais uma vez passeou diante de tod@s os
presentes, ajudando – os a perceber que
esse também é um instrumento de sistematização de atividades.
Os NEA´s ainda puderam conhecer a experiências que já estão guardadas
nas páginas de nossa história. Como a do Sr. Damião, que conseguiu convencer o
pai a diminuir a lavoura de cana e começar a plantar hortaliças, uma história
contada com toda carga emocional da vivência e do olhar do agricultor para a
academia. Para sr. Damião a sistematização sem o registro não pode existir e
ele acrescenta: "Só com o registro se existe sistematização".
Foto:Felipe |
Conhecemos
Fundo de Pastos comunidade de testa branca localizada em Uauá no estado da Bahia, para o pesquisador
Vitor, o segredo para a garantia de uma boa sistematização é:
"ouvir,sentir e falar pouco" sendo esses os elementos cruciais para
garantir uma boa sistematização de experiência dentro da comunidade e por fim a
importância da sistematização para as mulheres da caatinga através dos relatos
trazidos por Graciete Santos, que afirma essa experiência como uma forma de
garantia de mudança de vida das mulheres que se envolverão no processo de
construção da metodologia nos quintais agroecologicos.
No ultimo dia o
grupo foi convidado a revisitar a instalação pedagógica construída pelos NEA´s,
momento de muita emoção e concentração em torno da pergunta proposta e citada
no inicio desse texto e das provocações trazidas em torno do pulsar de cada NEA
e de como eles fazem agroecologia em seus espaços, em todo o tempo o grupo foi
levado a refletir sobre o papel dos NEA´s nesse momento político do Brasil.
Ainda durante o
dia, os grupos de forma coletiva descreveu como cada grupo entendeu a forma
oral apresentada das experiências conhecidas no dia anterior.
Foto: Domênica |
Durante o debate e
as apresentações, cada questionamento era explicado pela equipe de condução
metodológica e a professora Ana Doubeux, NAC-UFRPE, em todo o momento ela
trouxe frases que colaboraram com a construção do conceito ligado a sistematização
de experiências:
"A experiência
nem sempre é o resultado da sistematização, mas a sistematização é uma parte do
resultado da experiência, porque temos que escolher o que queremos construir
como eixo condutor ."
"A construção
da narrativa tem que trazer as frases como foram ditas"
Como transformo uma
experiência para mandar para uma revista cientifica? - Não dá para misturar
alhos com bugalhos, não temos ABNT para a sistematização. É um processo muito
novo para todos nós, vamos pensar qual será a melhor maneira de construir isso
para nós.
"O texto de
uma sistematização é coletivo ou seja a linguagem tem que ser na primeira
pessoa do plural, não é uma questão de forma, mas uma questão
metodológica".
"Quando existe
versões contraditórias é importante que as duas versões apareçam no
texto".
Foto: Domênica |
"Para
sistematizar é preciso olhar documentos,escolher textos, pesquisar sobre o
assunto e esses documentos servem para identificarmos a experiência; os
documentos utilizados não possuem a obrigatoriedade de citar as funções de quem
o utiliza. Precisamos descobrir se vamos ou não fazer citações dentro de um
produto de sistematização de experiências."
Dando continuidade
as atividades os grupos foram desafiados a escolher três experiências que
possam ter seu processo de sistematização acompanhados pela ABA que irá valorar
principalmente o processo de CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO NO
NORDESTE.
Foram escolhidas 05
experiências de NEA´s no entanto uma delas abriu mão de sua indicação e saiu do
processo de escola permanecendo as que estão abaixo citadas:
1. NEA/UESP (CAJUÍ)
2.
AGROFAMILIAR/UFRPE
3. MECA/IFPB
4.NEA/TRILHAS/UEFS
- BA
O encontro recebeu
ares de encerramento com o convite para a avaliação dos dias de seminário na
intenção de responder o que colhemos? O que queremos plantar?.
Foto Domênica |
Ao final
todos foram abraçados e cada um seguiu pensando como construir as partes que
fazem o todo dessa RENDA.
Por: Domênica Rodrigues
SAIBA MAIS:
O que é a pedagogia
da auto - gestão: https://articulacaoitcps.wordpress.com/tag/pedagogia-da-autogestao/
Conheçam mais sobre
as três experiencias apresentadas no seminário: https://drive.google.com/open?id=0BzNJ9Dy8pHj7NUNoSUZJeGE1Wkk
Visite a página da
Renda: http://renda-ne.blogspot.com.br/
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