sexta-feira, 13 de maio de 2016

O NEPPAG e a Geografia...tecendo redes e Agroecologia.


 Por jaorico@gmail.com


Olê gente rendeira, olê povo RENDA

Saudações, agroecologistas!


Eu que aqui escrevo, o João Ricardo, bolsista do Projeto RENDA-NE, e membro do nosso Núcleo NEPPAG Ayni, quero saudar a todos e todas nesta nossa plataforma de comunicação na rede.


Venho aqui convidar os nossos Núcleos de Estudos em Agreocologia-NEA, parceiros da RENDA, e os seus professores e as suas professoras, a tod@s @s estudantes, os colaboradores e as colaboradoras e o público em geral interessado, para participarem junto conosco da nossa plataforma de comunicação, ajudando a melhorá-la, melhorando assim nossa Rede, a Rede Nordeste de Núcleos de Agroecologia, além de servir como mais um ambiente da  divulgação das atividades que os NEA da Região Nordeste vem realizando e como vem colaborando com o fortalecimento da Agroecologia e seus princípios em escala local, regional, nacional e internacional.


Sendo assim, antes mesmo de escrever algo que envolve as atividades do NEPPAG, quero lembrar que toda semana estaremos (os bolsistas) colocando novas postagens de atividades, eventos, histórias e até mesmo causos que contenham um pouco sobre o dia a dia dos nossos queridos Núcleos de Agroecologia, que seguem parceiros nesta jornada de divulgação e conquista dos espaços com a Agroecologia. Aproveitem para comentar em nosso blog, ajudando a divulgá-lo na internet. Curtam também nossa página nas redes sociais, e participe, você também é um potencial comunicador da Agroecologia.


Bom, feito o chamamento, eu me atrevo a apresentar um pouco o NEPPAG Ayni, o Núcleo de Educação, Pesquisas e Práticas em Agroecologia e Geografia. E para não me estender muito, sigo direto ao assunto.


Como sabem alguns de vocês, o NEPPAG Ayni está situado no Campus da UFPE, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, nas instalações do Departamento de Ciências Geográficas-DCG, 5º andar, sala 503, onde convivem pessoas de diferentes formações e níveis de estudo, num ambiente digno de levar o "Ayni" no nome. Ah, sobre o "Ayni", você pode ver o que significa aqui. O nosso NEA é ainda bem jovem, nasceu em 2014 e foi batizado em 2015, fruto do esforço intelectual colaborativo, do trabalho coletivo e animação da Prof° Monica Cox, representante docente e coordenadora do núcleo, juntamente com alunos e alunas da graduação, pós-graduação em Geografia e áreas afins.


Porém quero chamar atenção para dizer que embora bastante jovem seja o NEPPAG, seus participantes já aportam com suas bagagens e experiências, muitos juntos há alguns anos, outros nem tanto, mas que se souberam articular e integrar. Sinergia! Esta é a palavra que resume o encontro dessa gente, e o NEPPAG Ayni, penso eu, pode ser visto como a materialização desse desejo das pessoas se encontrarem. Ao meu ver, estar junto com a Geografia e a Agroecologia traz para o Núcleo Ayni a possibilidade articulação com vários movimentos sociais do campo e da cidade, com as ONGs que atuam na nossa região, com outras áreas do conhecimento, enfim, com a diversidade de sujeitos e pensamentos que esclarecem, elucidam, e enriquecem a nossa formação.


Assim é que estamos nos movimentando, frente aos meandros e bloqueios que a realidade exige de nós, as parcerias são muito bem vindas e importantes. Podemos citar a participação dos nossos colegas junto à Rede de Agroecologia de Pernambuco, à Rede de Feiras Agroecológicas de Pernambuco, à Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos, no #Ocupe Passarinho, nas I e II Jornada dos Povos de Pernambuco, no CONSEA-PE, só para citar alguns ativismos, eventos e participações importantes junto aos movimentos, ocupando espaços diversos, promovendo o debate e a conscientização entre os mais diferentes públicos. A ação coletiva do NEPPAG é o espírito colaborativo impregnado em seus membros, que nos faz mover e adquirir algumas experiências que possam ser compartilhadas e debatidas dentro e fora do grupo. Como geógrafo fico muito à vontade para afirmar que este jovem núcleo, o NEPPAG Ayni, sente-se muito bem acolhido no seio da RENDA, acostumado a lidar com os nós, e deles tecer os fios que vão concetar os nós, formando um tecido flexível e resistente, afim de assegurar o balanço da rede, da RENDA, da Rede Nordeste de Núcleos de Agroecologia.


Sejam tod@s bem vind@s! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário