Por Leandro Benatto (Renda e NEA-ZP)
Na certeza de que coletivamente podemos mais e que sem feminismo não há Agroecologia, o NEA - ZP do Instituto Federal de Alagoas e a Rede Nordeste de Núcleos de Agroecologia formaram parcerias com diversas instituições (CPT, MMC, COOPERAFER, APROAGRO, IMU, NEA – AL, GAC REAL, FEAB/AL, SEMARH, EMATER/AL, SEAGRI/AL, ABA Agroecologia, CENTRO DE CAPACITAÇÃO ZUMBI DOS PALMARES, Embrapa Tabuleiros Costeiros, MST, ITVIVA, NEDET/UFS) e agricultores para a construção da I Caravana Agroecológica e Cultural de Alagoas. A caravana acontecerá entre os dias 10 e 12 de novembro no estado de Alagoas com o tema: "Mulheres camponesas e a construção da Mata Alagoana". A nossa rota será cheia de sabores e cheiros, cantigas e versos, violas e tambores, gente linda e muito sorridente com o coração diverso que pulsa pela resistência em viver agroecologicamente.
O objetivo da caravana é, além de intercambiar saberes agroecológicos, evidenciar as conquistas e os desafios da construção da agroecologia no Território da Zona da Mata Alagoana e provocar o fortalecimento da Rede Alagoana de Agroecologia.
Dentre os desdobramentos espera-se:
- Consolidar a Rede Alagoana de Agroecologia;
- Ocupar os espaços políticos para discutir as questões agroecológicas;
- Conquistar novos atores sociais na construção do movimento agroecológico;
- Impulsionar as experiências de desenvolvimento com princípios agroecológicos;
- Reconhecimento do grupo pela sociedade nos espaços de fomento a Agroecologia;
- Incentivar a iniciativa em outras regiões do estado
Nossa Rota... Maceió – Messias - São Luís do Quitunde – Messias – Murici - Branquinha – Maceió.
Nessa Viagem embarcarão agricultores(as), estudantes, pesquisadores(as) e rendeiros(as) dos Núcleos de Agroecologia (NEAs): NEA AL/IFAL-Satuba; NEA ZP/IFAL - Murici; NEPPAG/UFPE e NAE TC da Embrapa Tabuleiros Costeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário