terça-feira, 23 de agosto de 2016

SEMINÁRIO DE SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS





"Quando a gente vive a experiência a gente aprende sobre ela".


Foto: Emely

Nos dias 17,18 e 19 de agosto Núcleos de agroecologia de todo o nordeste estiveram reunidos com o objetivo de socializar saberes e vivências sobre sistematização de experiências, essa atividade é resultado de uma parceria entre a RENDA e a ABA , que através de metodologias da educação popular já tem como meta construir de forma coletiva metodologias sobre a sistematização das experiências da rede.

Para que SISTEMATIZAR? A pergunta que não quis calar...

Foto: Felipe
Com muita integração, foi construído um ambiente pedagógico que acolhia a quem chegava, chamando para "peneirar a farinha", junto. Além, de peneirar a farinha todas e todos, construíram um espaço de exposição e resistência, foi perceptível a emoção de cada um e cada uma que vagarosamente ia colocando uma parte de si e de suas experiências naquele espaço nomeado de "Instalação Pedagógica" que mais era um retrato da identidade dos NEA´s.
Todo o processo também foi escrito com o olhar sensível de Raíssa Theberge que mais uma vez passeou diante de tod@s os presentes, ajudando – os  a perceber que esse também é um instrumento de sistematização de atividades.

Os NEA´s ainda puderam conhecer a experiências que já estão guardadas nas páginas de nossa história. Como a do Sr. Damião, que conseguiu convencer o pai a diminuir a lavoura de cana e começar a plantar hortaliças, uma história contada com toda carga emocional da vivência e do olhar do agricultor para a academia. Para sr. Damião a sistematização sem o registro não pode existir e ele acrescenta: "Só com o registro se existe sistematização".
Foto:Felipe
Conhecemos Fundo de Pastos comunidade de testa branca localizada em  Uauá no estado da Bahia, para o pesquisador Vitor, o segredo para a garantia de uma boa sistematização é: "ouvir,sentir e falar pouco" sendo esses os elementos cruciais para garantir uma boa sistematização de experiência dentro da comunidade e por fim a importância da sistematização para as mulheres da caatinga através dos relatos trazidos por Graciete Santos, que afirma essa experiência como uma forma de garantia de mudança de vida das mulheres que se envolverão no processo de construção da metodologia nos quintais agroecologicos.
No ultimo dia o grupo foi convidado a revisitar a instalação pedagógica construída pelos NEA´s, momento de muita emoção e concentração em torno da pergunta proposta e citada no inicio desse texto e das provocações trazidas em torno do pulsar de cada NEA e de como eles fazem agroecologia em seus espaços, em todo o tempo o grupo foi levado a refletir sobre o papel dos NEA´s nesse momento político do Brasil.
Ainda durante o dia, os grupos de forma coletiva descreveu como cada grupo entendeu a forma oral apresentada  das experiências conhecidas no dia anterior.
Foto: Domênica
Durante o debate e as apresentações, cada questionamento era explicado pela equipe de condução metodológica e a professora Ana Doubeux, NAC-UFRPE, em todo o momento ela trouxe frases que colaboraram com a construção do conceito ligado a sistematização de experiências:
"A experiência nem sempre é o resultado da sistematização, mas a sistematização é uma parte do resultado da experiência, porque temos que escolher o que queremos construir como eixo condutor ."
"A construção da narrativa tem que trazer as frases como foram ditas"
Como transformo uma experiência para mandar para uma revista cientifica? - Não dá para misturar alhos com bugalhos, não temos ABNT para a sistematização. É um processo muito novo para todos nós, vamos pensar qual será a melhor maneira de construir isso para nós. 
"O texto de uma sistematização é coletivo ou seja a linguagem tem que ser na primeira pessoa do plural, não é uma questão de forma, mas uma questão metodológica".
"Quando existe versões contraditórias é importante que as duas versões apareçam no texto".

Foto: Domênica
"Para sistematizar é preciso olhar documentos,escolher textos, pesquisar sobre o assunto e esses documentos servem para identificarmos a experiência; os documentos utilizados não possuem a obrigatoriedade de citar as funções de quem o utiliza. Precisamos descobrir se vamos ou não fazer citações dentro de um produto de sistematização de experiências."


Dando continuidade as atividades os grupos foram desafiados a escolher três experiências que possam ter seu processo de sistematização acompanhados pela ABA que irá valorar principalmente o processo de CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO NO NORDESTE.

Foram escolhidas 05 experiências de NEA´s no entanto uma delas abriu mão de sua indicação e saiu do processo de escola permanecendo as que estão abaixo citadas:

1. NEA/UESP (CAJUÍ)
2. AGROFAMILIAR/UFRPE
3. MECA/IFPB
4.NEA/TRILHAS/UEFS - BA

O encontro recebeu ares de encerramento com o convite para a avaliação dos dias de seminário na intenção de responder o que colhemos? O que queremos plantar?.

Foto Domênica
 Ao final todos foram abraçados e cada um seguiu pensando como construir as partes que fazem o todo dessa RENDA.



Por: Domênica Rodrigues
SAIBA MAIS:
Conheçam mais sobre as três experiencias apresentadas no seminário: https://drive.google.com/open?id=0BzNJ9Dy8pHj7NUNoSUZJeGE1Wkk 
Visite a página da Renda: http://renda-ne.blogspot.com.br/


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