segunda-feira, 20 de junho de 2016

APRESENTANDO A REDE SERGIPANA DE AGROECOLOGIA


A RESEA


 Por Emanuele Suzart
Integrante Renda/ Resea
Núcleos da Embrapa Tabuleiros Costeiros/ Neva

A RESEA - Rede Sergipana de Agroecologia é uma rede de instituições e organizações da sociedade civil de caráter político e apartidário vinculada a ANA- Articulação Nacional de Agroecologia, com a finalidade de fomentar espaços de articulação, reflexão, sistematização das práticas agroecológicas no estado e proposições de políticas públicas. A RESEA surgiu em 2006 com o objetivo de se integrar e fortalecer a Articulação Nacional de Agroecologia- ANA, a qual teve sua criação em dezembro de 2002 após o primeiro ENA- Encontro Nacional de Agroecologia.

A formação da rede começou a partir do I Encontro Estadual de Agroecologia em Sergipe, a partir do acúmulo que as entidades e organizações participantes tem sobre a agroecologia no estado.
No I EEA de Sergipe foi discutida a agroecologia a nível estadual e nacional elencando temas mobilizadores, além da definição dos representantes do estado no II ENA- Encontro Nacional de Agroecologia. Após esses eventos, as entidades, organizações e movimentos sociais se reuniram para avaliar os eventos citados acima e elaboraram estratégias de fortalecimento e consolidação da RESEA no estado.

A RESEA tem como objetivos: estimular o protagonismo do campesinato sergipano; fomentar um espaço de troca de saberes agroecológicos; dar visibilidade aos povos tradicionais do estado; intensificar e fortalecer o debate agroecológico; elencar os desafios do campesinato no estado; fomentar um espaço para discussão e proposição de soluções aos desafios do campesinato; estimular o debate de gênero e de juventude no campo; traçar um panorama dos territórios da cidadania do estado; e fortalecer a Rede Sergipana de Agroecologia-RESEA. 

Plenária da RESEA em Maio de 2016.

Atualmente, a estrutura organizativa da RESEA é composta por espaços de plenárias, núcleo operativo de grupos de trabalhos temáticos. As plenárias da RESEA são espaços de discussões amplas com todas as organizações participantes, afim de discutir os desafios da agroecologia no estado,  planejar ações em conjunto com as organizações e construir agendas. O núcleo operativo tem a função de realizar o papel de comunicação e animação da Rede; assim como acompanhar as ações planejadas e o andamento dos GT’s. O Núcleo Operativo é composto por: uma pessoa de cada organização (ASA; Núcleo da Embrapa; Fetase; MST/Cfac; MPA; MCP; NEDET; NEVA), a secretaria operativa e uma pessoa do GT Comunicação. Já os GT’s são estruturas que funcionam a partir da fluidez das pautas e engajamento dos responsáveis.

Desde 2015, foram constituídos os seguintes GT’s: Agrobiodiversidade; Construção do Conhecimento Agroecológico, Mulheres, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, Mercado e Segurança Alimentar. Em 2016, foi definido a constituição de um GT de Comunicação para fortalecer as ações de comunicação interna e externa.
As organizações que constroem a RESEA são: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Movimento dos Pequenos Agricultores, Movimento Camponês Popular, Centro de Formação em Agropecuária Dom José Brandão de Castro, Instituto Tecnológico de Sergipe, Núcleo de Estudos e Vivências Agroecológicas, Sociedade de Apoio Socio-Ambientalista e Cultural, Centro Dom José Brandão de Castro, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe, Cantinho da Roça- Produção Agroecológica, Camponês a Camponês, Instituto PANGEA, Empresa brasileira de pesquisa agropecuária, Articulação Semiárido Brasileiro e Rede de Núcleos de Agroecologia.
Organizações parceiras da RESEA são Articulação Nacional de Agroecologia e Associação Brasileira de Agroecologia.

Um comentário:

  1. Oi, sou Tiné, cantor e compositor pernambucano. Acabei de lançar um disco que se chama Tiné Equilibrista, que traz a temática do Equilíbrio em vários aspectos, e um foco importante desse trabalho é o agronegócio!!! Gostaria que vocês conhecessem esse trabalho, tem duas músicas que se encaixam totalmente nessa luta da RESEA. Uma se chama Soneto Transgênico e a outra se chama Luz. Soneto Transgênico, traz essa questão do capitalismo na agricultura, fala das sementes crioulas, desse alimento perigoso que estamos ingerindo, entre outras coisas. Já a música Luz, traz questões abordadas pelo livro Primavera Silenciosa(best seller norte americano da década de 60), um dos primeiros livros a tratarem dos venenos que são usados na sociedade. Ficaria muito feliz com uma resposta da RESEA. Meu site para baixar ou escutar o disco é: tineequilibrista.wixsite.com/oficial

    ResponderExcluir