quinta-feira, 10 de novembro de 2016

CINE CLUBE NA PARAÍBA




    



No dia 08/11/16, se reuniram os cineclubistas dos núcleos NERA, MECA, MAE e seguiram com destino ao Campus II da UFPB na cidade de Areia, onde promoveram a sessão do cine club Novo Olhar. O Cine Club Novo Olhar é uma atividade realizada em parceira com todos os núcleos de agroecologia que se interessem em participar a iniciativa é apoiada pelo RENDA e INSA.
Foram exibidos 03 curtas:

1 - Cumadi Fulozinha: Que a conta a história do jovem Chico, ou melhor, Shayke (Jefferson Ravel), um jovem do semiárido que volta falido da cidade grande para sua comunidade natal. Ainda influenciado pela cultura da cidade, desdenha dos valores, da cultura e das tradições camponesas, até ter que passar por uma situação de arrepiar que transformará completamente seu comportamento. Curta produzido no curso de Narrativas e Linguagem Audiovisual, realizado pelo Cinema Nosso em junho de 2015 na Paraíba.

2 - Logo Ali: Seu enredo é sobre a estória de uma equipe de reportagem local (Motorista, repórter e cinegrafista) que veio ao Semiárido fazer um material sobre miséria e seca e que a partir da realidade de convivência com o Semiárido, mostrada pelo os jovens, muda a pauta e entrar em conflito com a linha editorial da empresa...
3 - Entenda a PEC 241: Vídeo explicativo, sobre o que é e quais as consequências para as politicas públlicas de saúde e previdência da PEC 241 que, agora no Senado foi rebatizada de PEC 55. O vídeo é uma produção do sindicato dos professores da Universidade Federal de São Carlos.
Logo após as a exibição dos curtas foi recitada a poesia Caminhos do Sertão.
Na sequencia, construimos uma rodada de apresentação dos participantes e um debate sobre os curtas apresentados e de como ocorreram mudanças na conjuntura social sobre a realidade do semiárido atual e de como obtemos ganhos se falarmos do ponto de vista histórico fazendo uma comparação da década de 90 do século passado em comparação com o período de 2002 pra 2012 de que como as populações do semiárido ganharam força a partir das politicas publicas voltadas para a convivência com o semiárido. Tudo isso sendo alinhado a importância das ocupações no enfrentamento aos retrocessos que o governo atual esta fazendo com os direitos sociais já garantidos, dando enfase a pec 241 é danosa para todas as esferas sociais.
Com o olhar voltado para o fortalecimento do "Cine Clube Novo Olhar", já temos sessão pré- agendada em Bananeiras pelo MECA com prevista para antes do dia 25/11/2016, na intenção de fortalecer os debates dos cines nos núcleos MECA, MAE e NERA
Texto e fotos: Leygson e Francia / RENDA- PB
Revisão: Equipe RENDA

Acesse os curtas:
PEC 241 ou PEC 55 - Video docentes UFSCAR:https://www.youtube.com/watch?v=z_2ZGvvdm0E
Poesia Caminho do Sertão:https://ocaminhodosertao.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário