sábado, 17 de junho de 2017

II Seminário Regional da Rede Nordeste de Núcleo de Agroecologia - RENDA


O Núcleo Educação, Pesquisa e Prática em Agroecologia e Geografia (NEPPAG) sediará entre os dias 19, 20 e 21 de junho de 2017, em Recife, o II Seminário Regional da Rede Nordeste de Núcleo de Agroecologia – RENDA. 

O evento é parte do Projeto Rede Nordeste de Núcleos de Agroecologia (Renda-NE/chamada MDA/CNPq Nº 39/2014) coordenado pela professora Mônica Cox de Britto Pereira do Departamento de Ciências Geográficas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE. O Projeto possui 24 bolsistas e 30 Núcleos de Estudo em Agroecologia (NEA) e Centros Vocacionais de Tecnologias (CVT) distribuídos nos 9 estados do Nordeste que estão fortalecendo a Agroecologia nas Universidades, Institutos Federais e Instituições de Pesquisa. 

Ao longo desse tempo, o Renda se propôs a construir e participar de espaços de debates, intercâmbios, trocas de experiências, seminários estaduais, caravanas agroecológicas e culturais, encontros nacionais da Associação Brasileira de Agroecologia, mapeamento e sistematização de experiências. 

Também reuniu centenas de pessoas em distintos territórios nos quais esteve presente, conseguindo entrelaçar discussões a partir de novos enfoques e aprofundamentos para a construção de paradigmas contra hegemônicos. 

Orbitaram as seguintes questões: Qual o tipo de conhecimento que queremos e precisamos? A quem se destina o conhecimento científico? Quem dele se beneficiará? Porque interessa à sociedade apoiar a Agroecologia? 

A Agroecologia é entendida enquanto ciência, movimento e prática. Enquanto ciência que respeita todas as formas de saberes que ao longo de milênios construíram sistemas agroalimentares complexos; enquanto movimento que se organiza e age sob a realidade concreta com respeito à ciência popular; e enquanto prática que cotidianamente transforma os ambientes e relações em busca do bem viver no campo e na cidade. 

Neste seminário que encerra um ciclo de dois anos e meio, queremos trazer como proposta construir as múltiplas redes de mobilização social que estão sendo tecidas por toda região Nordeste e pelo Brasil, nos mais de 100 Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs) existentes. 

Os NEAs estão atuando sob realidades e territórios distintos em torno das diferentes temáticas: educação no campo; feminismo; lutas por água, terra e território; reforma agrária; povos e comunidades tradicionais; impactos de grandes obras de infraestrutura, mineração, agronegócio; justiça ambiental; impactos dos agrotóxicos; convivência com o semiárido; juventude do campo; metodologias; educação ambiental; comunicação; extensão rural, etc. Bem viver, Agroecologia, Rede e Acolhimento é o que queremos que sejam os tons do II Seminário Regional Renda, com atitudes que nos permitam construir relações sociais de pesquisa, ensino e extensão próximas e horizontais.

Programação Aberta ao Público – 19.06.2017

Local de abertura da Casa dos Núcleos de Agroecologia do NE: estacionamento do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) – UFPE.

10h00 – Mística de abertura “Casa dos Núcleos de Agroecologia do NE – UM ESPAÇO DA RENDA”

10h15 - Percorrendo a “Casa dos NEAs – A Construção da Rede Renda”

10h – Café da manhã compartilhado

11h – Na Casa dos Núcleos de Agroecologia do NE – UM ESPAÇO DA RENDA construir a “Colcha de Retalhos dos Núcleos de Agroecologia do Nordeste: costurando o Painel da Renda”.

14h – vídeo de sensibilização dos NEAs – Auditório do CCSA

14h30 – Mesa de abertura “A conjuntura política do Brasil: perspectivas e caminhos para construção do conhecimento agroecológico em tempos de golpe”
Debatedoras/es: Flaviane Canavesi (Núcleo Darcy de Agroecologia-UNB/ABA); Franklin Plessmann (Núcleo de Cartografia Social-UFRB/Renda-NE); Soraia Carvalho (Prof.ª Serviço Social e Militante do Movimento Docente-UFPE); Plácido Jr. (CPT-NE); Mediação: Monica Cox de Britto Pereira (NEPPAG-UFPE/Renda-NE)

15h30 – Lançamento do Cadernos de Conflitos do Brasil da CPT 2016 e banca da Expressão Popular.

16h – Debate público

18h – Encerramento
Mais informações: NEPPAG (81) 2126-7371
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário